Radares Online

O radar apresenta o tráfego de aviões em tempo real, na região de Vitória-ES, num raio de aproximadamente 120nm (milhas náuticas). Mesmo tendo a antena receptora instalada em uma ótima localização e elevação em relação ao nível no Mar, nosso radar não possui total eficiência das aeronaves mais longe (após as 120nm) devido várias interferências naturais como: Relevo, Prédios, Árvores...

A técnica utilizada para receber informações dos voos é chamada de ADS-B ou MODE-S. Isto significa que o radar só pode mostrar informações sobre as aeronaves equipadas com transponders ADS-B. Hoje, cerca de 50% das aeronaves de passageiros, assim como uma pequena quantidade de aviões militares e particulares, possuem um transponder ADS-B ativo.

O Radar é um receptor de sinais transmitidos por tranponders em MODE ADS-B/S, que aeronaves mais modernas costuman estar equipadas. Os tranponders em MODE ADS-B/S têm a característica de transmitirem uma vez por segundo uma serie de dados, entre eles : Callsign (Voo), GPS (coordenadas geográficas), altura, velocidade, razão de subida/descida. De posse destes dados, o programa consegue plotar uma aeronave no mapa, e a cada segundo atualizar a sua posição, altura, velocidade, etc.