Brasília - Arquiteturas Históricas na Capital Brasileira

Arquitetura e beleza na capital do Brasil


Única cidade moderna do mundo com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Brasília enche os olhos de seus visitantes com arquitetura arrojada, parques tranquilos e ruas que parecem não ter fim. Centro político do Brasil, a cidade construída em 1960 sob o slogan “50 anos em 5”, do então presidente Juscelino Kubitschek, tem as assinaturas de Lucio Costa (projeto urbanístico) e Oscar Niemeyer (projeto arquitetônico). Do alto, o Plano Piloto tem o formato de um avião e do chão você se deslumbra com o traçado único dos prédios públicos, cheios de curvas e ângulos surpreendentes. O concreto claro se contrapõe com as ruas arborizadas e o horizonte de um azul intenso de dia, vermelho incandescente ao entardecer. Simplesmente espetacular! Mas se política não é sua praia, saiba que Brasília tem muito a oferecer. A cidade possui ótimos restaurantes, reservas florestais, cachoeiras e muita diversidade cultural. Confira!

Você Sabia?! Diversos “planos-pilotos” foram avaliados antes da aprovação do projeto do urbanista Lúcio Costa. O plano vencedor considerou o relevo da região e o contorno do Lago Paranoá, formado artificialmente pelo represamento das águas do rio Paranoá.


PRINCIPAIS ATRAÇÕES


Um dos lados mais interessantes de visitar Brasília é que você poderá conhecer a cidade em uma viagem rápida e ainda sim voltar para casa com fotos incríveis. Isso porque o Eixo Monumental, local onde estão os principais pontos turísticos como o Congresso Nacional, a Catedral, o Palácio do Planalto, o Museu da República e o Memorial JK, pode ser percorrido em uma hora. Mas se você dispor de tempo, não deixe de conhecer o interior dos edifícios, onde realmente comprova a suntuosidade dos projetos arquitetônicos.

CATEDRAL METROPOLITANA

Idealizada por Oscar Niemeyer, a catedral é formada por 16 arcos de concreto que emolduram vitrais coloridos. No interior do prédio você verá três anjos de bronze feitos por Alfredo Ceschiatti, painéis de Di Cavalcanti, azulejos de Athos Bulcão e uma réplica em tamanho natural da Pietà, de Michelangelo. A Catedral é um dos pontos turísticos mais visitados e vale ser vista em diferentes horas do dia, já que a luminosidade refletida através dos vitrais muda de acordo com a intensidade e a posição do sol.




CONGRESSO NACIONAL

A sede do Poder Legislativo foi construída entre 1958 e 1960. Rodeado por espelhos d’água, o conjunto de edificações foi projetado por Oscar Niemeyer. O Senado está instalado na enorme cúpula convexa, com a parte esférica voltada para o céu. Já a Câmara fica na cúpula côncava, que lembra um pires. Na base das duas construções há o edifício principal, que dá suporte aos plenários. O conjunto arquitetônico ainda possui duas torres de 28 andares.




TORRE DE TV

Você pode avistar de quase todos os pontos da cidade nessa torre de 230 metros de altura, projetada por Lucio Costa em referência à Torre Eiffel, de Paris. Do topo do seu mirante, a 75 metros de altura, você tem a mais ampla vista aérea do Plano Piloto e seus arredores. A Torre de TV é o principal centro irradiador de som e imagem das emissoras de rádio e televisão da região.




ÁREAS VERDES

Apesar do clima árido, a cidade tem muitas opções de áreas verdes, que irão refrescar o calorão do cerrado. Uma das paradas obrigatórias é o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com 420 hectares e ponto de encontro dos brasilienses. Conheça também o Jardim Zoológicode Brasília, com cerca de 1.200 animais de mais de 200 espécies. Outra opção é o Jardim Botânico, com 526 hectares de área de visitação. Para finalizar, o Parque Nacional de Brasília conta com piscinas naturais de água corrente, além de muito verde e vegetação do cerrado.




MEMORIAL JK

Ponto mais alto dentro da cidade, o espaço homenageia o presidente que idealizou Brasília. Foi projetado por Niemeyer e exibe fotos, documentos e objetos pessoais de Juscelino Kubitschek, como o relógio que ele usava quando morreu em um acidente de automóvel, o traje usado na posse, sua biblioteca particular e até um carro Ford Galaxie LTD de 1974. Também estão lá os restos mortais de JK.




PALÁCIO DO PLANALTO

O gabinete presidencial, sede do Poder Executivo, fica nesse edifício fundado no mesmo dia da inauguração de Brasília, 21 de abril de 1960. Projetado com formas regulares por Oscar Niemeyer, o Palácio do Planalto tem acervo com várias peças de arte, mobiliário e prataria. Todos os dias, às 17h, guardas fardados com trajes históricos hasteiam a bandeira nacional na frente do palácio.




PALÁCIO DA ALVORADA

Projetada por Oscar Niemeyer, a residência oficial dos presidentes da República possui colunas de mármore em forma de avião, fachada de vidro e gramado com flamingos, garças e emas. O espelho d’água reflete a imagem da construção, dando-lhe a impressão de um espaço infinito. O então presidente Juscelino Kubitschek batizou o palácio dizendo que Brasília simbolizava a alvorada de um novo dia para o país.




SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Órgão máximo do Poder Judiciário, tem a finalidade de garantir o cumprimento da Constituição Federal. Foi projetado por Oscar Niemeyer e, na frente do edifício, a escultura “Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, foi inspirada na deusa grega Themis, equivalente à deusa romana Justitia. O interior do prédio tem painéis, pinturas e esculturas, incluindo nove bustos de bronze de personalidades do direito brasileiro.




São muitos atrativos que você poderá encontrar na capital do Brasil, além destes mencionados acima. Gostou de Brasília? Venha para a DS Travel e monte já o seu pacote!!!


PARA MAIORES INFORMAÇÕES, CONTATE NOSSA AGÊNCIA DE VIAGENS


   

DS TRAVEL TUR - URUSSANGA

- (48) 3465-6020

- (48) 98437-0766 

DSTRAVEL TUR - GAROPABA

- (48) 3254-4265


Saiba mais

RESERVA ONLINE

Por que reservar?

reservando agora você receberá
todo o suporte necessário para
encontrar a sua viagem do sonhos.

Ao clicar em Reservar Agora, você concorda em enviar suas
informações para DS Travel, que concorda em usá-las de acordo
com sua Política de Privacidade.

OBRIGADO POR RESERVAR!!!

Você receberá a ligação de um de nossos agentes de viagens!
Estamos ansiosos para compartilhar com você esse incrível roteiro!

Faça já as malas!!