Turismo pelos Vales da Uva Goethe

"A vida é curta demais para se beber vinhos ruins". Venha para Urussanga e saboreie o autentico vinho Goethe.


O município de Urussanga está localizado a 185 Km da capital Florianópolis. Conhecida como Capital do Bom Vinho e inserida nos Vales da Uva Goethe, o município é um pedaço da Itália no Brasil. A qualidade única de seus vinhos e espumantes misturadas com o sabor delicioso da gastronomia típica italiana fazem com que o município seja visitado o ano todo. Urussanga oferece diversas atrações festivas, começando em janeiro com a Vindima Goethe, maio com o Ritorno Alle Origini, agosto com a Festa do Vinho e finalizando em dezembro com o Natal Encantado. Aproveite para visitar as vinícolas da cidade que oferecem muita história sobre a produção do vinho na região e claro, a chance de degustar um autêntico vinho Goethe de qualidade única no país. Venha para DS Travel e monte seu incrível pacote para Urussanga!

QUANDO IR

Não há um período específico para visitar Urussanga. Durante o verão, no mês de janeiro, há a colheita da uva Goethe, onde o visitante terá a oportunidade levar parte dessa uva para casa. Já no inverno é a estação ideal para se beber vinhos e espumantes produzidos unicamente no município.

CURIOSIDADE

Urussanga é um dos mais autênticos redutos de colonização italiana de Santa Catarina. O município, fundado em 1878, é o que tem mais edificações incluídas no projeto Roteiros Nacionais de Imigração, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). São casas e igrejas históricas, museus e até propriedades rurais onde a influência italiana está presente nos mínimos detalhes. Venha para Urussanga e mergulhe nessa história!


PONTOS TURÍSTICOS


São diversos atrativos turísticos situados em Urussanga que mostram toda história cultural e arquitetônica da colonização italiana na região. Os principais atrativos mais visitados pelos turistas além das vinícolas e dos restaurantes são a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e o Centro Histórico. Perto do centro está a Praça Longarone, homenageando ao Acordo de Gemellaggio, um marco importante para Urussanga. Saiba mais abaixo e encante-se com Urussanga!

CENTRO HISTÓRICO DE URUSSANGA

Em torno da Praça Anita Garibaldi encontra-se o casario histórico do núcleo urbano de Urussanga. Trata-se do conjunto de edifícios históricos com arquitetura do final do século XIX e início do século XX. O centro histórico de Urussanga é formado por edificações térreas e sobrados com monumento alusivo aos imigrantes italianos que fundaram a cidade. Destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (construída em 1945) e ao Campanário (construído em 1923) onde ainda ecoa os sinos trazidos da Itália.




IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Uma das mais belas edificações tombadas de Urussanga. Destaca-se pela beleza tanto na sua parte externa robusta, como na delicadeza da pintura interna. Localizada no coração da cidade, a Igreja possui traços arquitetônicos em estilo neoclássico projetados na cidade de Turim (Itália). As belezas da pintura interna rica em detalhes encantam a todos que adentram no local, levando aos visitantes a contemplarem por minutos cada imagem presente na Igreja. 




PIETÀ

Outro dos maiores atrativos da igreja e do município é a réplica original da escultura La Pietà de Michelangelo Buonarotti. Vinda do Vaticano, foi o presente dado pelo Papa Paulo VI, em 1978, em comemoração ao centenário da cidade. Está em um local de destaque na Igreja, e é uma das três réplicas fiéis no Brasil.




MONUMENTO EM HOMENAGEM AO GEMELLAGGIO

Construída em 1992, a praça foi fundada com o objetivo de tornar-se histórico a união das cidades de Longarone (Itália) e Urussanga (Brasil) no acordo de “Gemellaggio” (cidades irmãs). Na praça é encontrada uma pedra em formato piramidal e sobre ela o símbolo de Longarone (Leão) sustentando o brasão de Urussanga.




PARQUE MUNICIPAL ADO CASSETARI VIEIRA

Complexo cultural e de lazer onde são realizadas as Festas do Vinho e Ritorno Alle Origini. Possui uma área central verde de oito hectares com matas nativas e exóticas. Abriga o Museu da Imigração, Anfiteatro, Escola de Línguas, sede das associações Ítalo-Brasileiras, Praça D’Itália e a Pista de Skate.




SÍTIO HISTÓRICO DO RIO MAIOR

Conhecido pela rota onde os imigrantes atravessaram antes de chegarem ao município de Urussanga, ainda sustenta os patrimônios construídos nos séculos XIX e XX. Os patrimônios históricos mais conhecidos do Rio Maior incluem a Igreja de São Gervásio e Protásio, Casa de Ivanir Cancelier, Casa de Pedra Cancellier e os sobrados da família Mazzucco e Bocardo. Outros atrativos da comunidade são as pousadas alternativas e as casas que comercializam artesanato e produtos coloniais.




SÍTIO HISTÓRICO RIO CAETÉ

Conhecida pela rota do Sol, a comunidade de Rio Caeté ainda desfruta da história da colonização através de suas construções antigas. Tendo destaques suas casas históricas, as ruínas da antiga estação de trem e capela de Santo Antônio de Pádua. Outros atrativos da comunidade são a parada na vinícola Trevisol para a degustação de vinhos e sucos e também na Fábrica de Delícias para a compra de biscoitos, bolachas e doces caseiros.




BELVEDERE

Uma comunidade situada a mais de 500 metros acima do nível do mar, Belvedere é a segunda comunidade com a maior elevação territorial do sul de Santa Catarina. A comunidade de Belvedere guarda paisagens naturais, histórias culturais e uma vista panorâmica incrível dos contrafortes da Serra Geral.




EQUONUNES

O centro de Equoterapia e Equitação Nunes dispõe de várias trilhas para você e sua família passearem a cavalo o dia todo. Impossível passar por aqui sem experimentar a sensação de liberdade de cavalgar, em um lugar tranquilo e agradável junto a natureza. O centro oferece também almoços, cafés e lanches, preparadas com carinho com produtos típicos caseiros da região.




ENOTURISMO


Visitar Urussanga é a certeza de degustar vinhos e espumantes de ótima qualidade. Com os nossos pacotes enoturísticos, você terá a oportunidade de saborear a autenticidade de um excelente vinho. Visite as vinícolas Casa Del Nonno e Mazon e prove um dos deliciosos vinhos e espumantes Goethe. Aproveite para visitar também a vinícola De Nonni, localizada próximo a Vigna Mazon. Mais afastado do centro tem a vinícola Trevisol, que também oferece vinhos de qualidade, além de um delicioso suco de uva. Venha conhecer Urussanga!


GASTRONOMIA


Apreciada pelo mundo todo, a gastronomia italiana se faz presente em vários restaurantes de Urussanga. Delicie-se com os diversos pratos típicos oferecidos pelo restaurante Piatto D’oro e Tempero de Mãe. Se você visitar Urussanga com um grupo de pessoas, poderá apreciar a culinária típica no restaurante da Vigna Mazon, que é exclusivo para grandes grupos de visitantes. Já para os amantes do autêntico gelato italiano, a Roma Gelato & Caffè oferece aos turistas a oportunidade de provarem do delicioso gelato europeu. É simplesmente fantástico!


COMPRAS


Urussanga conta com diversos pontos de venda de artesanato, produtos caseiros e coloniais. No centro do município a Atafona atrai diversos turistas com seus produtos e muita história, sendo a primeira atafona movida à energia da cidade. Mais distante do centro, em Rio Caeté você poderá levar para casa deliciosas bolachas caseiras da Fábrica de Delícias. Além das vinícolas que oferecem seus famosos vinhos e espumantes, você também encontrará comércios de artesanatos e produtos ao longo da principal rodovia que corta Urussanga.


EVENTOS


Em Urussanga há celebrações durante o ano todo. O ano festivo inicia com a Vindima Goethe, festa que celebra a colheita da Uva Goethe, e encerra com a magia do Natal Encantado. Todos os anos ímpares são de resgate cultural com o Ritorno Alle Origini, realizada em maio. Já nos anos pares, a Festa do Vinho reúne artistas de renome nacional para festejar o principal produto de Urussanga.


HOTÉIS


A cidade dispõe de hotéis para todos os tipos de gostos. Desde hotéis próximos ao centro histórico até pousadas em contato com a natureza. Conheça abaixo as opções.

HOTEL CONTESSI

Fundado em maio de 1999 com a denominação de Hotel Contessi, pela família Contessi, foi adquirido em 2010 pela família Serafin. Com espírito empreendedor e acreditando na capacidade de acolhida do município de Urussanga, a família Serafin ampliou a capacidade do hotel de 26 apartamentos para 57 apartamentos em abril de 2012 e segue melhorando as instalações e surpreendendo a todos. Sempre com intuito de melhor servir aos turistas e visitantes, o hotel está sempre buscando inovação na arte de hospedar.




POUSADA DA VIGNA MAZON

Situada num ambiente distante do centro urbano, a pousada da Vigna Mazon conta com 4 pousadas de luxo e 2 pousadas simples. Todas elas oferecem acomodação e conforto necessário para o visitante passar a noite. A pousada também conta com áreas de lazer, como açudes para pesca, campo de vôlei e de futebol de areia. Além da tradicional visita à vinícola com a degustação de vinhos.




São muitos atrativos que você poderá encontrar em Urussanga, além destes mencionados acima. Gostou de Urussanga? Venha para a DS Travel e monte já o seu pacote!!!


PARA MAIORES INFORMAÇÕES, CONTATE NOSSA AGÊNCIA DE VIAGENS


   

DS TRAVEL TUR - URUSSANGA

- (48) 3465-6020

- (48) 98437-0766 

DSTRAVEL TUR - GAROPABA

- (48) 3254-4265


Saiba mais

RESERVA ONLINE

Por que reservar?

reservando agora você receberá
todo o suporte necessário para
encontrar a sua viagem do sonhos.

Ao clicar em Reservar Agora, você concorda em enviar suas
informações para DS Travel, que concorda em usá-las de acordo
com sua Política de Privacidade.

OBRIGADO POR RESERVAR!!!

Você receberá a ligação de um de nossos agentes de viagens!
Estamos ansiosos para compartilhar com você esse incrível roteiro!

Faça já as malas!!