Dicas ao Viajante

Como comprar sua passagem

Para facilitar a sua compra de passagens aéreas, reservas de hotéis, locações de automóveis entre outros serviços, a DS disponibiliza diversas formas de pagamento e tem a sua disposição uma equipe pronta para auxilia-lo em todo o momento de sua viagem.

Preenchimento do nome no bilhete

A passagem é pessoal e intransferível. Tenha atenção ao preencher o nome completo. Se perceber qualquer equívoco, procure o um de nossos agentes. Lembre-se que o preenchimento do nome deve ser realizado de acordo com o documento que será utilizado para a realização do embarque.

Para embarcar deve constar seu primeiro nome e ultimo Sobrenome em seu bilhete emitido.

Exemplo de Nome: Joao Maria de Albuquerque Silva (Nome como esta em seu documento de embarque).

Exemplo de Nome no bilhete Emitido com base no nome acima: Silva/Joao

Serviços Para Sua Viagem

Vai levar o seu animal de estimação?

A TAM oferece o transporte do seu animal de estimação, para que ele possa acompanhá-lo em suas viagens.

O serviço é permitido para cães e gatos, que poderão ser transportados na cabine de passageiros ou no porão da aeronave, de acordo com o peso do animal somado à caixa de transporte. Clique aqui e verifique as condições.

Adquira um Seguro Viagem

O Seguro Viagem possui cobertura mundial dividida em produtos específicos para cada destino, nacional ou internacional. Para sua tranquilidade e comodidade durante toda a viagem, o seguro pode ser adquirido durante a compra da sua passagem em nossa agencia ou através de um de nossos agentes via telefone ou e-mail.

Alugue um carro

Para alugar um carro, dando continuidade ao conforto de sua viagem, realize uma cotação, Contamos acordos de locações de carro no Brasil e no exterior.

Passageiros com necessidade de assistência especial

As Cias Aéreas oferece aos passageiros com necessidades especiais serviços para garantir um transporte com segurança e bem-estar, consulte as informações necessárias com um de nossos agentes.

Preparando as Malas

Quando você for preparar as malas para a sua viagem, procure não transportar objetos frágeis e fique atento aos seus pertences no aeroporto. Para facilitar a localização das suas malas, coloque uma etiqueta do lado de fora com os seus dados pessoais e nunca aceite transportar itens para terceiros.

Você pode levar dois tipos de bagagens:

Bagagem de mão: será transportada dentro da cabine e não poderá ultrapassar 5 kg. Leve dinheiro, documentos, remédios, equipamentos, chaves e acessórios, ou seja, qualquer objeto importante ou de valor.

Para uma melhor experiência a bordo, lembre-se de levar seus fones de ouvido.

Bagagem despachada: este tipo de bagagem deve ser despachada no check-in para ser transportada no porão da aeronave.

São permitidos para voos domésticos: aerossóis de uso médico ou pessoal, sem que excedam a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo, em cada frasco, seja inferior a 300 ml ou 300g.

São permitidos para voos internacionais: géis ou cremes, desde que cada frasco não exceda a quantidade de 100 ml e a quantidade total não ultrapasse 1 litro. Os itens devem estar em uma embalagem plástica transparente com fecho, tamanho 20 x 20 cm.

Estão isentos desta restrição os artigos medicamentosos com a devida receita médica, alimentação de bebê e líquidos de dietas especiais, na quantidade necessária a serem utilizados no período total de voo, incluindo eventuais escalas.

Todos os itens devem ser apresentados no momento da inspeção para o agente de segurança no aeroporto, o qual poderá impedir o acesso desses objetos caso julgue necessário.

Clique aqui e confira outras informações importantes sobre bagagem.

Documentação para Embarque

Ao realizar o check-in ou despachar a sua bagagem, apresente um documento legal com foto.
Em voos nacionais podem ser utilizados: carteira de identidade (RG), carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho, passaporte nacional, cartões de identificação expedidos pelos Poderes Judiciário e Legislativo Federal ou estaduais, documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República.

Em voos internacionais, são necessários passaporte, visto e certificado de vacina, entre outras exigências que variam de acordo com o país de destino e/ou conexão. Antes da viagem, cheque com antecedência quais são as exigências de cada país.

Lembre-se que para voos internacionais não são aceitas cópias autenticadas, apenas o documento original e dentro do prazo de validade.

Para os Estados Unidos, é possível realizar a viagem portando dois passaportes: um passaporte vencido com visto americano válido; e outro passaporte válido, porém, sem visto. Neste caso, apresente em todos os momentos que for solicitado pela empresa aérea, os dois documentos

Para mais informações sobre os documentos necessários para o embarque, clique aqui.

Clique aqui e confira também os documentos necessários para o embarque de menores.

Chegada ao Aeroporto

Procure chegar ao aeroporto com antecedência para realizar os procedimentos necessários para o embarque.

Não corra o risco de perder seu voo por atrasos no trajeto.

Voos nacionais: Recomendamos a sua chegada ao aeroporto com no mínimo 2 horas de antecedência ao horário de partida do voo.

Voos internacionais: Recomendamos a sua chegada ao aeroporto com no mínimo 4 horas de antecedência ao horário de partida do voo.

Check-in

O check-in é a apresentação do passageiro em nosso balcão. O procedimento é realizado sempre antes do embarque, o objetivo é validar o seu bilhete, documentos para viagem e/ou despachar suas bagagens. Verifique se o seu nome e o número do voo e destino estão informados corretamente na etiqueta da sua bagagem.

Para o check-in realizado no aeroporto, é importante que você saiba que o encerramento acontece sempre 30 minutos antes do horário de partida do voo para viagens nacionais e 1 hora antes do horário de partida do voo para viagens internacionais.

Ônibus para aeroportos

O transporte de ônibus entre os aeroportos de Congonhas e de Guarulhos e entre as cidades de Blumenau e de Navegantes é gratuito e sem paradas. O traslado é exclusivo para passageiros TAM e, por isso, lembre-se de apresentar ao motorista o seu cartão de embarque com um documento de identidade. Clique aqui para consultar mais informações.

Como realizar o embarque

Após realizar o check-in, você deverá seguir para a sala de embarque onde passará pelo canal de inspeção, supervisionado pela Polícia Federal. Todos os seus pertences serão inspecionados por equipamento de raios-X. Se houver dúvidas em relação ao conteúdo que você está levando, o agente de segurança poderá solicitar a retirada do item para vistoria.

Após passar pelo detector de metais, confira em seu cartão de embarque para qual portão você deve se dirigir. Fique atento aos avisos do aeroporto e consulte regularmente os painéis com as informações do seu voo, em caso de dúvidas, procure por um funcionário TAM.

Ao entrar no avião, confira o número do seu assento e preste muito atenção às orientações dos comissários de bordo sobre os procedimentos de segurança. Não esqueça de utilizar o cinto de segurança durante o voo.

Vale lembrar que é proibido fumar a bordo, conforme Lei Federal nº 9.294, DE 15 DE JULHO DE 1996, e que aparelhos eletrônicos não podem ser utilizados durante a decolagem e o pouso.

Como realizar o desembarque

Antes de sair do avião, preste atenção aos avisos de segurança dos comissários de bordo. Não se esqueça de pegar sua bagagem de mão e demais pertences que você tenha levado a bordo.

Na área de desembarque, procure a esteira de bagagens identificada com o número do voo. Antes de sair do aeroporto, lembre-se de conferir a etiqueta de identificação. Nela deverão constar o seu nome e o número do voo.

Se o seu voo tiver conexão, será necessário sair da aeronave em que você está e embarcar em outro avião para dar continuidade em sua viagem. Siga as orientações disponíveis em seu cartão de embarque e, se necessário, peça informações aos funcionários da companhia que estarão no aeroporto.

Contratempos com a bagagem?

Caso tenha ocorrido algum contratempo com a sua bagagem, no momento em que chegou ao seu destino, formalize o ocorrido à equipe da Cia Aérea antes de deixar a área de desembarque, pois somente assim você poderá ter um documento que comprove o extravio ou qualquer dano causado em sua bagagem.